Patronos

FERNANDO PESSOA
Patrono Máximo da Academia Planaltinense de Letras

Prosador e poeta português. Nasceu los 13 de junho de 1888, em Lisboa. Seu Nome completo era Fernando Antônio Nogueira de Seabra Pessoa. Indo um parágrafo República Sul-Africana, educou-se na Universidade do Cabo.
Em 1904 recebe o Prêmio Rainha Memorial Victoria, Pelo Ensaio apresentado nenhum Exame de Admissão à Universidade do Cabo da Boa Esperança.
Em 1905 Retorna à Cidade natal, dedicando-se, entao, à literatura. Em 1912: estréia na Revista Águia. Em 1913 publicou Pauis, Escrito Opaco Inicia modificação total de na poesia portuguesa. Em 1915 funda, com alguns amigos, a revista Orpheu.
Apos uma notoriedade, NEM Positiva semper, adquirida com a Publicação de Orpheu, Pessoa mergulha los Anos de relativa obscuridade. Publica hum volume de Pequeno de poemas los Inglês, Antinuos e 35 Sonnets (1918), Ensaios e poemas esporádicos los algumas Revistas, OUTRAS Funda, envolvem o-se com o ocultismo ea magia negra, dedica-se AO Estudo da astrologia. Em 1934 publica, Tomando Dinheiro emprestado, O Livro Mensagem, e com elementos participação do premio "Antero de Quental". Recebe o Prémio de Categoria B. No dia 30 de novembro de 1935 morre, de cirrose hepática.
Fernando Pessoa Nunca Teve, EM Vida, o reconhecimento Opaco merecia. Viveu modestamente, obscuridade relativa los. Em Vida, Teve apenas Dois Livros publicados: alguns poemas los Ingles e Mensagem
Um misto de Angústia e sarcasmo caracteriza SUAS Obras. Notável poeta, escreveu tambem novelas, Ensaios e contos.

(QUEIROZ, Mirna & BARBOSA, Frederico)


MANUEL BANDEIRA
Cadeira I
Filho de Manuel Carneiro de Souza Bandeira e Francelina Ribeiro de Souza BandeiraManuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu los Recife, nenhum dia 19 de abril de 1886, na Rua da Ventura, Atual Joaquim Nabuco. Com 17 Anos parágrafo was São Paulo um Fim de ingressar na Escola Politécnica (1904). No Ano seguinte ficou tuberculoso. Por ESSE Motivo, abandonou OS ESTUDOS, Passando Temporadas los varias Cidades buscando Climas Mais propícios.
Em 1913, vai à Suíça, Em Busca de Tratamento, regressando los Pelo 1914 Início da Primeira Grande Guerra. Seu Primeiro Livro E publicado em 1917: A Cinza Horas DAS. Manuel Bandeira Pertence à Primeira Fase do Modernismo Brasileiro. Muito embora Localidade: Não tenha participado da Semana de 22, Seu poema Os Sapos Reações provocou Radicais na Segunda Noite do Evento.
O Poeta Morreu COM MAIS de 80 Anos, EM 13 de outubro de 1968 SUAS principais Obras Sao:. Cinza das Horas, Carnaval, O Ritmo dissoluto, Libertinagem, Lira dos Cinquent'anos, Estrela da Tarde, Estrela da Vida Inteira, Crônicas da Província do Brasil, Itinerário de Pasárgada, Fraude de Papel, etc



CELESTINO FILHO
Cadeira II
Político, Deputado Estadual e Federal e Jornalista, pautou Pela honradez e probidade, destacando-se Como hum dos Mais respeitados e corajosos tribunos de Seu ritmo. Suá Coragem los Defesa das liberdades e Garantias indivíduos, decepadas Pela Revolução de 1964, a LHE valeu a Perda de Mandato eletivo ea Suspensão de SEUS DIREITOS Políticos los 1969. Sé Localidade: Não bastasse ESSA Agressão a Vida Desse ilustre goiano, Celestino Filho Carrega no Coração a dor de pai extremado Que Teve Seu Filho - Líder estudantil Opaco palmilhava o sacrossanto Caminho da Liberdade - arrastado como trevas da longa Noite Que se abateu na Vida Brasileira, iniciada los 1964 E nunca mais Seu Filho Paulo apareceria um parágrafo alegria do Velho pai Que Carrega. nos Olhos uma alucinada Esperança de Encontra-lo hum dia.
Durante Vários Anos Celestino Filho amargou o exílio do Silêncio, sem perder jamais a Postura de Homem Opaco de sempre acreditou na Liberdade e na Justiça, sabendo Que a Força Localidade: Não E Privilégio e manuseio de Grupos, mas, sim, do povo, a quem de provocar competir como Mudanças Sociais.
Aposentado na Vida Pública, não gozo de Seu ócio com Dignidade, Celestino Filho Localidade: Não pára. No enriquecimento de Seu vasto Currículo literário. Seu RECENTE Mais Trabalho, O livro de poemas, Da Janela do Trem, DA ênfase AO Seu Estado de espírito inquieto e Observador e VEM Carregado de lirismo. Nele o poeta poe-se a observar O Mundo Que o Rodeia. O ritmo Passando E os acontecimentos Ontem, Hoje, Amanhã, ósmio do semper mesmos, e Os Olhos do poeta espraiados nn quintais telúricos das terras goianas.
Para QUEM caminhou Tanto e Viu Muito, o novo Livro de Celestino Filho Chega Como Coroamento de UMA Vida Vivida e sentida na universalidade Maior fazer Sentimento. Celestino Filho Encontra-se recolhido sem lar, ao Lado de SUA Semper inseparável Esposa Zuleica, curtindo a alegria dos Filhos e Netos. E hum Homem Sensível, Preso NAS engrenagens do Mundo. Um poeta galopando Sentimentos Pela Janela do Trem desembestado Pelos Trilhos da Memória.



CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Cadeira III
Poeta e Jornalista brasileiro, nascido los 31 de outubro de 1902, los Itabira do Mato Dentro, nenhum Estado de Minas Gerais. Primeiros Publica SEUS TRABALHOS NA SEÇÃO "Sociais", faça o Jornal Diário de Minas.
Em 1922 Ganha 50 mil réis de Prêmio Pelo conto Joaquim do Telhado sem concurso Novela Mineira. Em 1923 Entra parágrafo uma Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte, Concluindo o Curso de Farmácia los 1925. Localidade: Não exerceu uma Profissão POR Querer, Segundo SUAS Palavras "-Preservar a Saúde dos Outros". Tambem los 1925 casa-se com Dolores Dutra de Moraes e, juntamente com Martins de Almeida e Emílio Moura, funda A Revista, Que Passou a representar como Novas Ideias do Grupo modernista.
Em 22 de março de 1927 Nasce Seu Filho, Carlos Flávio, Que vive apenas meia-Hora. A 04 de março de 1928 Filha Nasce SUA, Maria Julieta, Que se tornará SUA grande companheira AO Longo da Vida. AINDA los 1928 publica No Meio do Caminho, Que se Torna hum dos Maiores escândalos Literários do Brasil. Publica Seu Livro Primeiro, Alguma Poesia, EM 1930, COM Tiragem de 500 exemplares Paga Pelo autor, soluçar o selo imaginário "Edições Pindorama", CRIADO POR Eduardo Frieiro.
Em 1934 publica Brejo das Almas, EM Edição de 200 exemplares Pela cooperativa Os Amigos do Livro. AINDA Nesse Ano muda-se com D. Dolores e Maria Julieta de para o Rio de Janeiro, Onde Passa a trabalhar Como chefe de gabinete de Gustavo Capanema, Ministro de Educação e Saúde Pública. Sai fazer los carga 1945 e, um Convite de Luís Carlos Prestes, Torna-se editor fazer Diário comunista Imprensa Popular, Junto com Pedro Mota Lima, Álvaro Moreyra, Aydano do Couto Ferraz e Dalcídio Jurandir. Alguns Meses DEPOIS se afasta fazer Jornal POR SUA discordar de Orientação.
Escreve Seu Último poema los 31 de janeiro de 1987 - Elegia de um Tucano Morto hum - Que Passa a Integrar Farewell, Ultimo Livro Organizado Pelo poeta. Falece a 17 de agosto de 1987 devido a Problemas cardiacos.
Carlos Drummond de Andrade Pertence à Segunda fase do Modernismo Brasileiro. SUAS principais Obras Sao: Alguma Poesia, Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, Confissões de Minas, A Rosa do Povo, Claro Enigma, Viola de Bolso, Fazendeiro do Ar, Lição de Coisas, Versiprosa, reuniao, As Impurezas do Branco, Menino Antigo, O Marginal Clorindo Gato, Corpo (poesia), Contos de Aprendiz (prosa), O Gerente, Farewell, etc



REGINA FITTIPALDI
Cadeira IV
Regina Stella Quintas Fittipaldi nasceu no Rio de Janeiro-RJ, EM 15 de abril de 1951 Formada los Arquitetura e Urbanismo Pela Universidade de Brasília -. UnB, E Diretora de Projetos da Fittipaldi Arquitetura Ltda, Professora da arte fazer Tai Chi Chuan, Pro- Reitora de Meio Ambiente - Universidade da Paz, Tradutora de Língua Francesa, Ex-Professora de Artes e Francês do Colégio Equipe - DF, Diretora adjunta de Meio Ambiente da União dos Amigos do Lago Sul, Conselheira do Conselho do Meio Ambiente do GDF - CONAN , Coordenadora do Centro de Referência II do Movimento de Cidadania pelas Águas em Brasília - DF.
Como escritora de literatura infantil e Autora de Peças de Teatro Infantil, a poetisa Regina Fittipaldi FOI Premiada los Vários Concursos Literários. Enguias Dentre, destacam-se:
Artes Versus Versos, Biblioteca Demonstrativa de Brasília, "Soltando Amarras como", 1992; Concurso Nacional de Poesias "Nuno Álvaro Pereira", Rio de Janeiro, "Germinação", de 1999 (Medalha de Honra); Concurso Nacional e Internacional "Poeta Nuno Álvaro Pereira", Rio de Janeiro, "Seara", de 1999 (Medalha de Honra); Concurso Nacional e Internacional "Poeta Nuno Álvaro Pereira", Rio de Janeiro, "Conversa Íntima", de 1999 (Medalha de Honra com Louvor); Água no 3 º Milênio, Poços de Caldas-MG, "Sinfonia à Deusa", de 2001.
SUAS principais Obras Sao: A Menina Valente, Horizonte, Brasília - DF, 1992 (obra adaptada FOI parágrafo hum teatro-musical infantil com o Título "A Menina Que Iluminou o Sol"); O Burrinho Opaco ficou inteligente, Horizonte, Brasília - DF, 1997 (Ilustrações Elaboradas Pelos Alunos dos Meninos e Meninas do Parque da Cidade - criancas de Risco); Pérgula Literária 4 - Coletânea Literária, Editora Valença SA, Rio de Janeiro, 1999; Caliandra - Poesia em Brasília, André quice, Brasília - DF, 1995 (Antologia Poética); Água no 3 º Milênio, Bianchi Editores - Edições Pilar, Brasília - DF, 2000.



JOÃO CORREIA SILVA
Cadeira V


Olímpio GONZAGA
Cadeira VI
Olímpio Michael Gonzaga, Filho fazer Tabelião Euzébio Michael Gonzaga e de D. Joana Lopes Trindade, nasceu los Paracatu-MG, AOS 21 de Julho de 1878.
FOI Público Funcionário Federal e exerceu varias OUTRAS Atividades Profissionais, os tais Como Professor Público los Capim Branco (Unaí-MG), Colaborador de Jornais de Paracatu e do Triângulo Mineiro, Tenente nenhum quartel Mestre da Guarda Nacional, Comerciante, fotografo, Escrivão, Coletor Federal e Historiador.
Dentre como SUAS Atividades Intelectuais, Científicas e Literárias Destaca-se: Estudos de genealogia, Pesquisa Histórica de Paracatu, Sendo o Seu pioneiro folclorista, romancista, Jornalista, Membro dos Institutos Históricos e Geográficos de MG e do Rio. Membro da Associação de Imprensa.
Na Produção Cultural, SUAS principais Obras de São Paulo, To Us Link between documents, Memória Histórica de Paracatu, Lendas do Brasil Central, Litigio de Minas-Goiás (1843-1943) EO o romance D. Escolástica.
Olimpio Gonzaga faleceu los 06 De Dezembro de 1948, Deixando Importante Legado arquivístico Composto, principalmente, POR fotos e Jornais, OS cais Quais d'Orsay FORAM Doados Pelos Familiares AO Arquivo Público Municipal, EM 1995.



BERNARDO Elis
Cadeira VII
Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, advogado, professor, poeta, contista e romancista, nasceu em Corumbá de Goiás-GO, EM 15 de novembro de 1915 e faleceu no dia 30 de novembro de 1997, na MESMA Cidade. FOI eleito um parágrafo Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Ivan Lins na Cadeira n. 1, EM 23 de outubro de 1975, e Recebido em 10 De Dezembro de 1975, Pelo Acadêmico Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.
Filho fazer poeta Érico José Curado e de Marieta Fleury Curado, iniciou o Estudo das Primeiras letras com o pai, em casa Há. Passou o Ano de 1923 na Casa do Avô materno, na Capital do Estado, Onde se matriculou no Grupo Escolar. DEPOIS retornou parágrafo Corumbá, continuando OS ESTUDOS com o pai, de quem de Viria o Estímulo parágrafo como letras.
Aos doze Anos escreveu O Primeiro conto, inspirado em "Assombramento", de Afonso Arinos. Em 1928, viajou com a Família parágrafo Goiás, Onde fez o Curso ginasial não Liceu. Ampliou SUAS Leituras, principalmente de Machado de Assis, Eça de Queirós e dos Autores modernistas. Apos uma Interrupção dos Estudos POR Dois Anos, EM 1940 concluiu o Curso Clássico não Liceu de Goiânia. Em 1945, formou-se na Faculdade de Direito, Sendo Orador de SUA turma.
Participou, from 1934, DOS acontecimentos Literários do Brasil central, Escrevendo poesias e enviando colaborações de cunho modernista parágrafo OS Jornais de Goiânia. Em 1942, Mudou-se de para o Rio de Janeiro com a intenção de aí Fixar-se. Trazia hum Livro de poesias e contos de Outro, Que pretendia PUBLICAR. Sem Realizar Seu intento, retornou a Goiás. Fundou a revista Oeste e Nela publicou o conto "Nhola dos Anjos ea Cheia de Corumbá". Em 1944, Seu Livro de contos "Ermos e Gerais" FOI publicado Pela Bolsa de Publicações de Goiânia, obtendo Sucesso e elogios de Toda A Crítica nacional. Nesse Ano casou-se com uma poetisa Violeta Metran. Em 55, publica o Livro de poemas "Primeira chuva".
Recebeu inúmeros Prêmios Literários: Prêmio José Lins do Rego (1965) e Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (1966), Pelo Livro de contos "veranico de janeiro"; Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, Pelo Seu "Caminhos e descaminhos"; Prêmio Sesquicentenário da Independência, Pelo Estudo "Marechal Xavier Curado, criador do Exército Nacional" (1972). Em 1987, recebeu o Prêmio da Fundação Cultural de Brasília, Pelo Conjunto de Obras, ea Medalha do Instituto de Artes e Cultura de Brasília.

(NOGUEIRA JR, Arnaldo, www.releituras.com / belis )


Juscelino Kubitschek
Cadeira VIII
Nascido los Diamantina -. MG los 1902/12/09, Juscelino Kubitschek de Oliveira Mudou-se los 1921 Pará Belo Horizonte, Onde diplomou-se Como Médico los 1927 Em 1931, casou-se com D. Sarah Luiza Gomes de Lemos. Suá Carreira politica iniciou-se los 1934 when was escolhido Como chefe do Gabinete do Recém-nomeado interventor los Federal de Minas Gerais, Benedito Valadares. No MESMO FOI Ano eleito Deputado federal. Porem, Perdeu o Mandato los de 1937, com o Advento do Estado Novo, entao Voltando a clinicar.
Nomeado Prefeito de Belo Horizonte los 1940, also POR Benedito Valadares, convocou Oscar Niemeyer, entao Arquiteto los Inicio de Carreira, parágrafo Realizar VARIAS de SUAS Obras, inclusive a urbanização da Pampulha.
Ingressando no PSD, EM 1945 FOI Novamente eleito Deputado federal, exercendo o Mandato de 1946 a 1950, ano los that was eleito Governador de Minas Gerais. Iniciou o Mandato los 31/01/51, norteando SUA Administração Pelo Binômio "Energia e Transporte".
Em 1955 FOI parágrafo eleito uma Presidência da República, Opaco carga exerceu de 31/01/56 a 31/01/61. Seu Governo Teve de base Como hum ambicioso Plano de Metas (com o Famoso slogan "50 Anos los 5"), Que incluía Construção da capital de nova.
Juscelino ambicionava disputar como Eleições presidenciais de 1965, mas los junho de 64 Teve Seu Mandato (havia Sido eleito senador POR Goiás) e SEUS DIREITOS Políticos cassados ​​Pelo militar regime.
A Partir de entao, JK percorreu POR sândalo ritmo Cidades Americanas e européias, EM exílio voluntário. Voltou AO Brasil estabelecendo-se Como Empresário. Em 22 de agosto de 1976 faleceu, vitima de Acidente automobilístico hum.



Damásio de Jesus
Cadeira IX
Damásio de Jesus E ex-Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo; Doutor Honoris Causa los Direito Pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália); Presidente e Professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus; Diretor-Geral e Professor de Direito Penal na Faculdade de Direito Prof Damásio de Jesus e não Curso do Prof Damásio Via Satélite (Telepresencial); Membro fazer Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e autor de Mais de 20 Livros publicados Pela Editora Saraiva. FOI Conferencista nenhuma XI Congresso Mundial das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça AO Penal (Bangcoc/2005).
Damásio de Jesus E autor dos Artigos: Estágio Atual da "delação Premiada" não Direito Penal Brasileiro, Saber receber (1), Por Que Me Orgulho de Ser Brasileiro, Justiça (1): Valor Absoluto, Proibição da Liberdade Provisória e Relaxamento de Prisão processual POR Excesso de Prazo, Violência Doméstica, Limites à prova da embriaguez AO volante: a Questão da obrigatoriedade do teste do "bafômetro", Estatuto do Desarmamento: Medida Provisória PODE Adiar o Inicio de vigência de norma incriminadora penal, A Questão do Desarmamento , Crime de porte de arma de fogo OU correlato cometido POR Integrante de Órgão Público UO Entidade privada, Conceito de Idoso na Legislação Brasileira penal, Juizados Especiais Criminais, Ampliação fazer DOS rol crimes de Menor potencial ofensivo e Estatuto do Idoso, Mal cardíaco preexistente e imputação Objetiva, sequestro e Adoção, 12. º PERÍODO de sessions da Comissao das Nações Unidas de Prevenção do Crime e Justiça AO Penal (1), Lavagem de Dinheiro proveniente de Tráfico Internacional de Mulheres e children Localidade: Não constitui crime, Cultivo da maconha parágrafo USO PROPRIO , culposos Imputação Objetiva e crimes, Foro POR prerrogativa de função, A doutrina brasileira ea Teoria da imputação Objetiva - alguns posicionamentos, Estupro e atentado violento ao pudor, NAS Formas Típicas Simples, hediondos sao, Normas Penais em Branco, TIPOS Abertos e Elementos normativos, Assédio sexual: Primeiros posicionamentos, Crime de Assédio sexual, A Exceção fazer arte. 61 da lei dos Juizados Especiais Criminais los enfrentar da lei n. 10.259, de 12 de julho de 2001 (Lei dos Juizados Especiais Federais), Reincidência Específica e Livramento condicional, dentre OUTROS.




SINVAL GONÇALVES DE OLIVEIRA
Cadeira X


CASTRO ALVES
Cadeira XI
Antônio de Castro Alves nasceu a 14 de março de 1847 na comarca de Cachoeira, na Bahia, e faleceu a 6 de julho de 1871, em Salvador, nenhum brasileiro MESMO Estado. Fez o Curso primário no Ginásio Baiano.
Em 1862 ingressou na Faculdade de Direito de Recife. Datam Desse ritmo OS SEUS amores com a atriz portuguesa Eugênia Câmara dos eA Composição Primeiros Poemas abolicionistas: Os Escravos e A Cachoeira de Paulo Afonso, declamando-os los comícios cívicos.
Em 1867 Deixa Recife, indo para à Bahia, Onde FAZ representar Seu teatro: Gonzaga. Segue DEPOIS par o Rio de Janeiro, recebendo aí Incentivos promissores de José de Alencar, Francisco Otaviano e Machado de Assis. Em São Paulo, Encontra NAS Arcadas um MAIS Das Brilhante Gerações, na quali se contavam Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Bia Fortes e Tantos OUTROS. Vive, entao, OS SEUS Dias de Glória Maior.
A 11 de novembro de 1868, n º s los Caçada Arredores de São Paulo, feriu o calcanhar Esquerdo com hum tiro de Espingarda, resultando-LHE uma amputação fazer EP. Sobreveio, SEGUIDA eles, uma tuberculose, Sendo Obrigado a voltar à Bahia, Onde Veio a falecer.
Castro Alves pertenceu à Terceira Geração da Poesia Romântica (UO Condoreira Sociais), caracterizada Pelos Ideais Republicanos e abolicionistas, Sendo considerado um Maior Expressão da Época.
SUAS OBRAS: Espumas Flutuantes, Gonzaga UO A Revolução de Minas, Cachoeira de Paulo Afonso, Vozes D'África, O Navio Negreiro, etc




JOSÉ DÉCIO FILHO
Cadeira XII
José Décio Filho Nasceu na Cidade de Posse (GO), EM 08 de janeiro de 1918, e faleceu na Cidade de Goiás, EM 04 de julho de 1976. Fez o primário los SUA Cidade natal e los Formosa, EO Secundário, não Lyceu de Goiás.
Na Década de 40, n º s Atuou Jornais O Popular, Folha de Goiaz e Tribuna de Goiás, e colaborou na revista Oeste, Opaco Muito contribuiu com a Formação modernista los Goiás.
Em 1960, o sistema operacional intelectuais indicam Seu Nome de para o Departamento de Cultura, atuando Nesse Órgão POR muitos Anos Junto a Secretaria de Educação e Cultura de Goiás. Gilberto Mendonça Teles, não Livro
A poesia los Goiás, assinala Opaco uma poesia de José Décio Filho e Bem representativa não Momento Segundo Modernismo que, na fase construtivista, filiada a Carlos Drummond de Andrade, POR ISSO "Que, tecnicamente, um SUA Linguagem poética se filia um ESSE ritmo naturais , amétrico - preciosas contribuições estéticas fazer Modernismo à literatura nacional ".
Pelo Seu Livro Poemas e Elegias, de 1953, José Décio recebeu o Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos.



AUGUSTO DOS ANJOS
Cadeira XIII
Poeta brasileiro considerado Pela Crítica Como hum dos Mais SINGULARES fazer País, Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, Paraíba, nenhum dia 20 de abril de 1884. Aprendeu com Seu pai, bacharel, como Primeiras Letras. Fez o Curso Secundário não Liceu Paraibano, JA Sendo dado Como doentio e nervoso POR Testemunhos da Época. De UMA Família de Proprietários de engenhos, Assiste, nos Primeiros Anos do Século XX, à decadencia da Antiga Estrutura latifundiária, substituída pelas Grandes usinas.
Em 1903, matricula-se na Faculdade de Direito do Recife, Formando-se los 1907. Ali Teve Contato com o Trabalho "A Poesia Científica", do Professor Martins Junior. Formado Direito los, Nao advogou; vivia de ensinar português. Casou-se, EM 04 de julho de 1910, com Ester Fialho. Nesse Ano, EM CONSEQÜÊNCIA de desentendimento com o Governador, E afastado fazer carga de professor do Liceu Paraibano. Muda-se de para o Rio de Janeiro e dedica-se AO magistério. Lecionou Geografia na Escola Normal, DEPOIS Instituto de Educação, e nenhum Ginásio Nacional, DEPOIS Colégio Pedro II, Sem conseguir professora de Como Ser efetivado.
Em 1911, morre prematuramente Seu Primeiro Filho. Em barbatanas de 1913 Mudou-se par Leopoldina MG, Onde assumiu a Direção fazer grupo escolar e continuou a dar Aulas Particulares. Seu Único Livro, "Eu", FOI publicado em 1912. Surgido los Momento de Transição, Pouco Antes da Virada modernista de 1922, e Bem Representativo do Espírito sincrético Opaco prevalecia na Época, parnasianismo POR alguns Aspectos e simbolista POR OUTROS. Praticamente ignorado um Princípio, o Público Quer pelo, Quer Pela Crítica, ESSE Livro Que Canta uma degenerescência da carne E os Limites do Humano Só alcançou Novas Edições Graças AO Empenho de Orris Soares (1884-1964), amigo e biógrafo do autor.
A rigida métrica, uma cadencia musical, como aliterações e rimas preciosas dos versos fundiram-se AO esdrúxulo Vocabulário extraído da área Científica parágrafo Fazer que "Eu" - from 1919 constantemente reeditado Como "Eu e OUTRAS poesias" - hum Livro Que sobrevive, pingos de Tudo, Pelo rigor da forma. Com o tempo, Augusto dos Anjos tornou-se hum dos Poetas MAIS lidos fazer País, sobrevivendo como Mutações da Cultura ea SEUS Diversos modismos Como hum Fenômeno incomum de aceitação popular. Vitimado pneumonia Pela, AOS Trinta Anos de idade, Morreu los Leopoldina los 12 de novembro de 1914.
Augusto dos Anjos E hum autor não Chamado Pré-Modernismo, Opaco Localidade: Não Chegou a constituir UMA Escola Literária e Opaco se caracterizou Pela convivência de varias Correntes, com predominância fazer Parnasianismo.

(NOGUEIRA JR, Arnaldo, www.releituras.com / aanjos )



Graciliano Ramos
Cadeira XIV
Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na Cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas, Filho Primogénito dos Dezesseis Opaco teriam SEUS Pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Viveu SUA infância NAS Cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), o soluçar regime das secas e das surras Opaco LHE ERAM Aplicadas POR Seu pai, o Opaco o fez Alimentar, from Cedo, a Idéia de Opaco Todas como Relações Humanas São regidas Pela Violência. Em Seu Livro autobiográfico "Infância", ASSIM se referia um SEUS Pais: "Um Homem Sério, de testa larga, Dentes fortes, Queixo rijo, Fala tremenda; UMA senhora enfezada, Agressiva, ranzinza, Olhos maus Opaco los momentos de cólera se inflamavam com hum Brilho de loucura ".
Em 1894, a Família muda-se de para Buíque (PE), Onde o Escritor TEM contacto com como Primeiras Letras. Em 1904, retornam AO Estado de Alagoas, indo Morara los Viçosa. Lá, Graciliano cria hum jornalzinho Dedicado como children, o "Dilúculo". Posteriormente, REDIGE O Jornal "Echo Viçosense", Que tinha Entre SEUS redatores Seu mentora intelectual, Mário Venâncio.
Em 1905 Pará Vai Maceió, freqüenta Onde, Por Pouco tempo, o Colégio Quinze de Março, dirigido professora Pelo Agnelo Marques Barbosa.
Em 1938, publica Seu Famoso romance "Vidas Secas". No Ano seguinte E nomeado Inspetor Federal do Ensino Secundário no Rio de Janeiro. Em 1942, recebe o premio "Felipe de Oliveira" Pelo Conjunto de SUA obra, Por Ocasião fazer Jantar Comemorativo AOS SEUS 50 Anos.
O romance "Brandão Entre o Mar EO amor", Escrito los Parceria com Jorge Amado, José Lins do Rego, Aníbal Machado e Rachel de Queiroz E publicado Pela Livraria Martins, S. Paulo.
O Em 1946, publica "Histórias incompletas", Que reúne OS contos de "DeDos Dois", o conto inédito "Luciana", Três Capítulos de "Vidas Secas" e Quatro Capítulos de "Infância". Os contos de "Insônia" São publicados los 1947.O Livro "Infância" E não publicado Uruguai, EM 1948.
Em janeiro de 1953 E internado na Casa de Saúde e Maternidade S. Vitor, Onde VEM a falecer, vitimado Pelo Câncer, nenhum dia 20 de março, a partir 05:35 Horas de UMA sexta-feira. E publicado o Livro "Memórias do Cárcere", Graciliano Opaco Localidade: Não Chegou a concluir, Tendo ficado sem juros o Capítulo final.
Postumamente, São publicados OS seguintes Livros: "Viagem", 1954, "Linhas tortas", "Viventes das Alagoas" e "Alexandre e To Us Link Heróis", EM 1962, e "Cartas", 1980, Uma reuniao de SUA Correspondência.

(NOGUEIRA JR, Arnaldo, www.releituras.com / graciramos )


VINICIUS DE MORAES
Cadeira XV
Crítico brasileiro e poeta, nascido los 1913 no Rio de Janeiro. Pelo Colégio Santo Inácio, formou-se los Letras, Demonstrando, from o Início, o SUA grande vocação de para a Literatura.
Em 1933 bacharelou-se los Direito Pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Publicou Nesse MESMO Ano o Seu Primeiro Livro: O Caminho Para a Distância. Em SEGUIDA, vieram: Forma e Exegese, Ariana, a Mulher (1936), Novos Poemas (1938) e Cinco Elegias (1943). Suá grande fama despertou a Atenção fazer Público Leitor e dos Críticos em Geral. FOI considerado hum dos Maiores poetas fazer Nosso País.
No Ano de 1938 ganhou UMA bolsa de Estudos na Universidade de Oxford, podendo, ASSIM, engrandecer SEUS Conhecimentos Literários da Língua inglesa e Travar palpitante e Conhecimento Direto da Sociedade norte-americana, do como critico de cinema de Periódicos e Revistas Diversos fazer País. Enalteceu gradativamente SUA obra atraves fazer Contato cotidiano com a Vida e sociais SEUS Problemas.
Na Década de 60 junta-se a Jovens Músicos Como João Gilberto, Carlos Lyra, Baden Powell, criando o Movimento conhecido Como Bossa Nova, mesclando Elementos de samba e jazz. Comporia, EM PARCERIA COM Tom Jobim, um Música Garota de Ipanema, simbolo de UMA Época ea Música Brasileira Mais tocada Pelo Mundo. FOI NA MESMA Banheira los Opaco escreveu, compos, bebeu e amou Opaco Vinicius Morreu, nenhum dia 9 de julho de 1980.

(Fonte: www.orbita.starmedia.com)



Des. Dilermando MEIRELES
Cadeira XVI

José Dilermando Meireles , Filho de José da Costa Meireles e Rachel Pimentel Barboza, nasceu a 1928/11/05, nenhum município de Luziânia-GO, e faleceu los 09/07/1998, EAo 70 Anos.
Casado com dona Solange de Camargo Costa Meireles, com QUEM TEVE Três Filhos (Maria Helena Costa Meireles de Freitas, Virginia Costa Meireles Sobreira e Rogério Costa Meireles), Dilermando Meireles formou-se Bacharel los Direito Pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, los 1954.
De 1958 a 1962, Dilermando Meireles was Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Luziânia - GO; de 1967 a 1994, o Procurador do MPDFT, e, EM 1994/03/29, FOI nomeado Desembargador fazer TJDFT, EM vaga destinada a fazer Membro MPDFT. Posteriormente, EM 08/05/1998 (JA aposentado que Cargo de Desembargador do TJDFT), FOI nomeado Chefe de Gabinete da Presidencia fazer TJDFT.
Pelos Relevantes Serviços prestados à Sociedade, Dilermando recebeu como seguintes homenagens:

• Título de Cidadão Emérito de Luziânia - GO, conferido Pela Câmara Municipal daquela Cidade;
• Título da Ordem do Mérito "Santa Luzia", ​​conferido Pela Prefeitura Municipal de Luziânia;
• Comendador da "Ordem do Mérito de Brasília", outorgado Pelo Governador do Distrito Federal;
• "Medalha fazer Pioneiro", conferida Pelo Clube dos Pioneiros de Brasília;
• Outorgado "in memoriam" com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do DF sem grau de Grã-Cruz. (2002).

Dentre como SUAS Publicações, destacam-se:

• Co-autor do Livro "Apologia de Brasília", Goiânia-GO, de 1960;
• Parecer sobre Funções fazer Ministério Público, DJ de 1968/08/10;
• Pena e Medida de Segurança, Artigo publicado nenhum Boletim do MPDF;
• O Primado da Liberdade - Trabalho publicado nenhum Jornal "O 4 º Poder" - Edição de 1963/07/02;
• Um Estudo sobre o Domínio das Terras do Planalto Central do Brasil - Revista de Informação Legislativa do Senado Federal;
• O Juízo Arbitral Obrigatório, Como forma de Descentralização Judiciária - Revista de Informação Legislativa do Senado Federal;
• O Problema Fundiário nenhuma Distrito Federal - Artigo publicado na Revista de Informação Legislativa do Senado Federal - vol. 74-1982;
• O Ministério Público - Suá Gênese e História Suá, Brasília-DF, 1983;
• Considerações los Torno da Teoria do Módulo e fazer Parcelamento do Solo Rural, Brasília-DF, 1986.


GABRIEL MONTEIRO GUIMARÃES
Cadeira XVII


HUMBERTO DE CAMPOS
Cadeira XVIII
Humberto de Campos Veras nasceu na Pequena Localidade de Miritiba, no Maranhão, EM 1886. FOI Menino pobre. Estudou com esforço e Sacrifício. Ficou órfão de pai EAo 05 Anos de idade. SUA Infancia FOI Marcada Pela Miséria.
Em SUA "Memórias", elementos Conta alguns episodios Que da LHE deixaram Sulcos profundos na Alma. DEPOIS Tempo, Mudou-se de para o Rio de Janeiro, entao Capital da República, Onde se tornou Famoso. Brilhante Jornalista e cronista Perfeito, SUAS PÁGINAS FORAM "Colunas" em de Todos os Jornais Importantes fazer País.
Dedicou-se inteiramente à arte de escrever, e POR ISSO ERAM OS parcos Recursos Financeiros. Uma Certa Altura da SUA Vida, when minguadas se fizeram como economias, Teve uma Idéia de se mudar de Estilo. Adotando o pseudónimo de Conselheiro XX, escreveu UMA chronic chistosa a Respeito da Figura eminente da ÉPOCA - Medeiros e Albuquerque-, Que se tornou ASSIM Motivo de riso, da zombaria e da chacota dos cariocas POR Vários Dias. O Conselheiro, sibilino e mordaz, feriu o Fundo Orgulho ea Vaidade de Medeiros, colocando na boca do povo OS Argumentos Opaco Todos desejavam assacar contra Albuquerque.
O Sucesso total de FOI. Feito Tendo, POR Experiência, AQUELA chronic, de hum Momento parágrafo Outro se Viu na Contingência de Manter o Estilo e escrever Mais, env SEUS Leitores multiplicaram, chovendo Cartas como redações dos Jornais, solicitando Novas MATÉRIAS do Conselheiro XX.
De Além de Manter o Estilo, Humberto FOI aprofundando-se não MESMO, tornando-se de para alguns, na Época, Quase imortal, saciando o paladar de Toda UMA mentalidade Opaco desejava Mais Liberdade de Expressão e Mais explicitude na Abordagem dos Problemas Humanos e Sociais. QUANDO adoeceu, modificou Completamente o Estilo. Sepultou o Conselheiro XX, e das Cinzas, Qual Fênix luminosa, nasceu Outro Humberto, Cheio de piedade, compreensão e Entendimento com parágrafo como fraquezas e sofrimentos que Seu semelhante.
Parcialmente Cego e submetendo-se a varias Cirurgias, morando los Pensão, SEM o Calor da Família, era Vida SUA, EM si MESMA, um Quadro de dor e Sofrimento. Localidade: Não desesperava, porem, e continuava Escrevendo parágrafos Consolo de muitos Corações.
A 05 De Dezembro de 1934, desencarnou. Partiu levando da Terra amargas decepções. Jamais o Maranhão, terra natal SUA, o aceitou. SEUS conterrâneos chegaram MESMO a hostilizá-lo.



Cel. Salviano MONTEIRO GUIMARÃES 
Cadeira XIX

Cel. SALVIANO MONTEIRO GUIMARÃES
(Patrono da Cadeira XIX)

Salviano Monteiro Guimarães, filho de Pedro Monteiro Guimarães (fazendeiro e comerciante influente da região) e de Francisca de Almeida Costa, nasceu em Formosa-GO no dia 1º de julho  de 1866. Preparado para cuidar das terras da família e fazê-las crescer, o menino assim o fez.
Em 1891 fazendeiro Salviano Monteiro Guimarães casou-se com Olívia Campos Guimarães (moça religiosa, criada no puro linho, educada para ser boa mãe e companheira) e com ela teve 08 filhos, três meninas e cinco meninos.
Em 1893, após ser nomeado pelo Presidente Prudente de Moraes para a Guarda Nacional Brasileira, do estado de Goiás, na Comarca da Lagoa Formosa, Salviano Monteiro Guimarães inicia sua carreira militar.
Em 1900 chegou a Planaltina e daqui nunca mais saiu. Sete anos depois, com a visão que tinha, trouxe touros indianos para o Centro-Oeste. Também lutou para que a luz elétrica chegasse à cidade. Em 1920 foi a vez do telefone, que ele também fez virar realidade no Planalto Central brasileiro.
O Cel. Salviano monteiro Guimarães morreu no ano de 1926.
  
Hosannah CAMPOS GUIMARÃES
Cadeira XX
Filho de Salviano Monteiro Guimarães e Olívia Campos Guimarães, Hosannah Campos Guimarães nasceu a 31 de outubro de 1905, los Planaltina. Formou-se los Medicina Pela Faculdade Nacional de Medicina / Universidade do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, EM 1929.
Paralelamente à Profissão de médico - exercida ATÉ OS 70 Anos de idade -, comercializou gados e exerceu Diversos Cargos Políticos, dentre OS cais Quais d'Orsay: Prefeito de Planaltina, Vice-Governador e Governador do Estado de Goiás.


 MARIA AMÉRICA GUIMARÃES
Cadeira XXI

Filha de Salviano Monteiro Guimarães e de Olivia de Campos Guimarães, Maria América Guimarães nasceu los 11 de outubro de 1909, los Planaltina (Hoje DF), na Casa Onde ESTA instalado o Museu Histórico, SITUADO à Praça Que Leva o Nome de Seu pai.
Passou SUA infância na Pequena Cidade de Planaltina, Onde estudou o Curso primário na Escola da Professora Rita Salgado. Ja o cursou o Secundário, Maria América Fez não conceituado Colégio Santa Ignez (das Irmãs Salesianas), EM São Paulo, Onde also desenvolveu SEUS ESTUDOS de piano. No Colégio São José (das Irmãs Dominicanas), EM Formosa - GO, fez o Curso normal e continuou SEUS Estudos de Música e piano.
AINDA Jovem Muito, Maria América iniciou SUA Vida Profissional. Começou Como professora Primária do Estado de Goiás, assumindo o DEPOIS carga de Diretora fazer Grupo Escolar São Sebastião (em Planaltina), Que da função ocupou POR 15 Anos. FOI ELA a Primeira Mulher a assumir a Direção de hum Estabelecimento Estadual de Ensino, não Planalto Central.
Poucos Anos Mais Tarde, casou-se com Seu primo Francisco Mundim Guimarães, that was Prefeito de Planaltina POR Três Vezes. Na Condição de Esposa e companheira, destacou-se no Papel de 1a Presidente da Legião Brasileira de Assistência - LBA, instalada no Planalto Central. Exerceu a função na Solidariedade e nenhum atendimento EAo Mais Necessitados, soluçar a Coordenação Geral de Dona Darcy Vargas - Fundadora da Entidade e Esposa fazer entao Presidente da República Getúlio Vargas - e de Dona Gercina Borges Teixeira, Esposa do Governador do Estado de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira.
Maria América Guimarães - de profundo Espírito Cristão - FOI um organista da Igreja Matriz da Cidade, Tocando o harmónio NAS missas de domingo, nos Casamentos, nos festejos do Divino Espírito Santo de e los OUTRAS cerimónias Religiosas. Suá História nn Traz a lume hum Pouco da História de Planaltina, as antes da Criação de Brasília.
Faleceu los 30 De Dezembro de 1986, e FOI sepultada na Ala destinada AOS pioneiros, nenhum Cemitério de Planaltina - DF.


Wolney Milhomem
Cadeira XXII
Wolney Milhomem nasceu na Cidade de Barra do Corda, no centro geodésico do Maranhão, EM 10 de outubro de 1927. Poeta, Escritor, Jornalista, revelou-se from Cedo hum intelectual de Mérito.
Como Jornalista tinha Cuidado especial e exemplar com uma Matéria Opaco tratava, Como poeta, sabiá, poucos Como, Transcender o belo e buscar a Pureza da forma estética e fazer Conteúdo imaginado; omo prosador Sabiá, com destreza inconfundível, como compassar Figuras de Estilo e de Linguagem e faze-las bailarinas num grande Texto. No Exercício fazer Jornalismo e propriamente da literatura, uma obra SUA revelação a Natureza fazer verdadeiro artista Dotado do Poder de Talhar magicamente como ideias. Humanista, o Fundo ea forma das Palavras Que compõem indicam o estilista espontâneo. Analista de Imprensa, do semper si apaixonou pelas Temáticas serias, interpretando com Lúcido Equilíbrio uma fenomenologia nacional e internacional dos muitos acontecimentos Opaco conturbaram O Mundo NAS centúrias derradeiras.
Seu Livro "O estróina das horas" (JA los 2 ª edição in english e Traduzido parágrafo o italiano na Coleção de Literatura Brasileira Contemporânea da editora ítalo-latino-americana Palma, de Palermo) E hum Documento de enfoque da perturbada Sociedade Humana. Seu Ensaio "O humanista Victor Meireles" (Ed. Flama, Porto Alegre) recoloca n'uma prosa clara e elegante ESSE Clássico pintor pátrio los Seu devido plano. Por FIM, "A morte da Tempestade" desdobra a Linha da Alta poesia com UMA Inspiração profundamente Humana, exprimindo angústias, diríamos Quase apocalípticas, timbradas POR UMA Fé desesperada. A Humanidade E o Alvo de SUAS decepções abismais, Nao acreditando na paz estabelecida Senão Como UMA trégua empreendedorismo como Guerras.
FOI Membro da União Brasileira de Escritores, da Associação Brasileira de Imprensa, da Associação Paulista de Imprensa, faça Sindicato de Escritores do Distrito Federal, e, EM 1974, FOI eleito "Accademico Del Medirerraneo" Pela Academia Italiana de Letras, Artes e Ciências, los Roma-Itália.


(Fonte: Academia Barra-Cordense de Letras)

ARQUIMEDES VIEIRA DE BRITO
Cadeira XXIII


MANUEL E. MALAQUIAS (Manelão)
Cadeira XXIV  

HUMBERTO EUSTÁQUIO MARTINS
Cadeira XXV
Humberto Eustáquio Soares Martins, nascido los 1956, los Maceió-AL, E Formado los Direito e Administração de Empresas e Tem vários Livros e Artigos publicados. Atualmente, o magistrado Atua Como desembargador do TJ-AL (Tribunal de Justiça de Alagoas) e vice-presidente-fazer TRE (Tribunal Regional Eleitoral) daquele Estado. He also Dá Aulas na Universidade Federal de Alagoas e na Escola Superior de Advocacia na seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil.
Um Profissional Trilha do Desembargador Humberto Eustáquio Soares Martins congregação variada e fecunda obra, Tanto na magistratura Como na Advocacia, nenhum Ministério Público e na Produção jurídico-Literária.
O Desembargador Humberto Eustáquio Defende UMA Justiça Rápida e qualificada para Todos, Bem Como a Existência fazer CNJ (Conselho Nacional de Justiça), POIs, Segundo elemento, "todos Poderes sistema operacional, inclusive o Judiciário, fiscalizados precisam servi".



JOSÉ DE SOUZA DÉCIO Balduíno 
Cadeira XXVI
José Balduíno de Souza Décio, Décio Filho de Balduíno de Souza e de Inácia Fernandes de Souza, nasceu a 25 de agosto de 1888 (Posse-GO) e faleceu, um poucos Dias de completar 64 Anos, EM 07 de agosto de 1952 (Formosa -GO).
No Rio de Janeiro estudou medicina, não entanto, Nao concluiu o Curso. Mais Tarde (em 1928), formou-se Advogado nenhum Estado de Goiás. Antes, porem, Entrou na politica e tornou-se Deputado Estadual (na 10 ª Legislatura que Seu Município), Ficando sem carga de 1925 a 1928.
José Décio era casado com dona Felicidade de Souza Ortiz (prima de Monteiro Lobato), com QUEM Teve onze Filhos: Maria Aparecida; José Décio Filho; Álvaro; Ana; Paulo (Dom Tomás Balduíno, bispo diocesano de Goiás); Maria de Lourdes; Teresa; Izabel Cristina; Zélia; Anunciata e Márcia.
Em Formosa-GO, José Décio FOI Promotor Público (1928), Juiz de Direito (até 1949), Presidente da Conferencia São Vicente de Paula e da LBA Presidente-regional. Participou, AINDA, faça o Grupo de Estudos sobre a Mudanca da parágrafo Capital Brasília.
Na literatura, José Décio participou fazer Jornal do Planalto (Formosa-GO) e Teve Diversos Contos e Poesias publicados na Revista Oeste (editada los Goiânia na Década de 40) e na Antologia Ilustrada fazer Folclore Brasileiro , editada los São Paulo Pela Edigraf.


JOSÉ GERALDO PIRES DE MELLO
Cadeira XXVII
José Geraldo Pires de Mello nasceu los Niterói, nenhum dia 18 de maio de 1924 estreou los Livro com Seu De Braços Dados (coroa de sonetos), EM 1975, seguindo-se Outro Livro de sonetos:. Chama de Amor (1978), O Catavento Amarelo (1978) e A Mensagem do Arco-Íris (1981), Todos ELES publicados em Brasília, residir Onde.
Tambem los 1975 licenciou-se in English / Latim e Português / Espanhol Pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB, EM Cujo Departamento de Letras leciona from 1978, NAS áreas de Literatura Brasileira e Pesquisa Literária e, eventualmente, o NAS de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura. No MESMO estabelecimento de ensino integrou, EM 1982, a Primeira Turma de uma Pós-Graduação (latu sensu) na área de Literatura Brasileira Moderna.
Apaixonado Pela poesia Clássica e Especialista na arte de escrever respeitando o ritmo ea métrica, José Geraldo TEM Como ídolo o poeta Cruz e Sousa, a quem de dedicou hum Ensaio (Cem Anos com Cruz e Sousa), publicado Pela Thesaurus los de 1994.
No auge DOS SEUS 83 Anos, participação de varias Entidades de carater cultural, Entre ELAS a Associação Nacional de Escritores (Brasília), Academia Niteroiense de Letras (Niterói-RJ), Academia Brasileira de Literatura (Rio de Janeiro), Academia Fluminense de Letras (Rio de Janeiro), Academia Brasiliense de Letras (Brasília), Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil (Rio de Janeiro) e fazer Academia de Letras do Brasil (Brasília).
E Comum encontrarmos na SUA Vasta obra poética - Alem do ritmo, da métrica e fazer lirismo - os Versos burlescos, Marca Registrada fazer poeta, contista e ensaísta José Geraldo Pires de Mello.

(GERALDO, José, Redenção de Capitu, Brasília-UniCeub, 1999)


PAULO Leivas Macalão
Cadeira XXVIII
Paulo Leivas Macalão nasceu los 17 de setembro de 1903, na Cidade de Santana do Livramento-RS. Filho de João Maria Macalão e Joaquina Georgina Leivas Macalão, o Pastor Paulo Leivas Macalão Teve SUA Educação inicial não Colégio Batista do Rio de Janeiro, entao Distrito Federal, Sendo Que SUA Formação Secundária FOI nenhum Colégio Pedro II, tambem no Rio de Janeiro. Era Desejo de SUA Família Que seguisse Carreira militar, um Exemplo de Seu pai, era Opaco geral do Exército Brasileiro, tendão planejado Seu ingresso na Academia de Realengo, Rio de Janeiro. Porem um forte Convicção de SUA Vida estava Sendo orientada POR Deus, e tendão Seu Coração Movido Pela necessidade Espiritual de LeVar uma MENSAGEM de amor e de Esperança de Deus, revelados ao Mundo atraves de Seu Filho Jesus Cristo.
Em 17 de janeiro de 1934 casou-se com uma Missionária Zélia Brito Macalão, Opaco de sempre colaborou efusivamente nenhum Ministério de Seu esposo. O casal Teve hum Único Filho - Paulo Brito Macalão.
O Primeiro Fruto do Seu profícuo Ministério was a Assembléia de Deus de Bangu - RJ, advindo Desse Trabalho centenas de Igrejas los alguns ESTADOS do Brasil. Possuidor de hum grande preparo intelectual, grande conhecedor da Música, exímio violinista, o Pastor Paulo Leivas Macalão E autor de grande Nummer das Mais Belas composições da Harpa Cristã - o hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil. Profundo conhecedor da biblia, Teve Trabalhos publicados nn principais Jornais e Revistas evangélicos, ALÉM de fundar o Jornal "O Semeador".
QUANDO poucos acreditavam, o Pastor Paulo Leivas Macalão engendrou UMA Campanha parágrafo Construção do Templo da Assembléia de Deus de Volta Redonda, Templo ESSE Que FAZ Parte da configuracao arquitetônica daquela Cidade, inclusive Sendo Alvo de Estudos parágrafo tombamento Como Patrimônio Histórico da Cidade do Aço.
O Pastor Paulo Leivas Macalão faleceu como 9 Horas e 16 Minutos do Dia 26 de agosto de 1982, a EAo 79 Anos de idade.

(GONÇALVES, Nelson, www.alerjln1.alerj.rj.gov.br)


Pe. Balduíno RAMBO
Cadeira XXIX
Nascido los 1905 nenhum município de Montenegro, Pe. Balduíno Rambo Viria a Ser hum dos Maiores Especialistas de Botânica do Brasil, Sendo SUA obra Reconhecida No Mundo INTEIRO Pela Riqueza de detalhes e Experimentos. Deu Aulas de Geografia e Ciências Naturais não Colégio Anchieta los Dois periodos distintos: de 1931 a 1934, when sai parágrafo concluir SUA Formação jesuítica; E Depois de 1939, um professor de Liberdade de Informação de 1961. tambem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Onde lecionou ATÉ Seu falecimento, EM 1961.
E Simplesmente Incrível e Espantosa a soma de Trabalhos Opaco Pe. Rambo realizou los SEUS 56 Anos de Vida. SUA Dedicação um Botanica resultou núme Acervo de Plantas, Opaco, EM 1948, JA chegava a 50 mil exemplares, cerca de 90% da flora Nativa. Como Publicações Científicas Passam de 1.600 Páginas e POR SEUS Trabalhos era conhecido internacionalmente.
Nos Anos de 1950 FOI convidado parágrafo Visita como principais Universidades dos estados unidos e Alemanha, um Fim de Divulgar SEUS ESTUDOS. Suá Primeira grande obra Literária FOI Escrita los 1942: A fisionomia do Rio Grande do Sul trazia hum verdadeiro RETRATO Físico do Estado, com a Texto, maps e ilustrações paisagísticas, feitas a Partir de fotos tiradas los Viagens Aéreas POR TODO o Território gaúcho. Mas SUA Maior obra Literária e Científica, Segundo o proprio Pe. Rambo, E Seu Diário, Escrito de 1919, uma empresa Páginas mil de 1961. São Mais de 10 Escritas los Alemão gótico sobre Os Mais Variados assuntos, inclusive SUAS aspirações e Conflitos Pessoais.
A brevidade da Vida Pe. Rambo Localidade: Não FOI obstáculo parágrafo SUA plena Realização. Era hum Homem superdotado Pela Natureza, e Pela Graça, Que leu com extrema agudeza OS Sinais fazer Seu ritmo e exauriu Todas como possibilidades Opaco Este LHE oferecia. Um Jesuíta apaixonado Que andava sem Jardim de Deus com de Todos os Sentidos atentos par ver, Ouvir, cheirar, Tocar, usufruir de SUAS Belezas e ASSIM Poder Colocasia-las à Disposição de SEUS Irmãos.

(Meyre, Marlise Regina, http://www.museumin.ufrgs.br/ )


ELIACENA PEREIRA DA COSTA
Cadeira XXX

JOSÉ DE ALENCAR
Cadeira XXXI
José Martiniano de Alencar nasceu los 1. º de maio de 1829, los Mecejana, Ceará, Filho do Padre José Martiniano de Alencar (Deputado Pela Província do Ceará) elemento FOI o Fruto de UMA União ilícita e particular, fazer com padre a prima Ana Josefina de Alencar. QUANDO Criança e adolescente, era TRATADO em Família POR Cazuza, Tarde Mais, ADULTO, ficou conhecido nacionalmente Como José de Alencar, um dos Maiores Escritores Românticos do Brasil.
Aos18 Anos, Alencar JÁ tinha esboçado O Primeiro Romance - contrabandistas Os. Segundo depoimento do proprio Escritor, um dos inúmeros Hospedes Opaco freqüentavam Sua Casa usava como Folhas manuscritas para. Acender charutos. Verdade? Invenção? Muitos biógrafos duvidam da Ocorrência, atribuindo-a à Tendência Que o Escritor de sempre demonstrou um dramatizar excessivamente OS Fatos de SUA Vida. O Que da ocorreu dramas SEM UO excessos was a formatura, EM 1850. No seguinte Ano, Alencar JÁ estava no Rio de Janeiro, Trabalhando num Escritório de Advocacia. Começava o Exercício da Profissão Que jamais abandonaria e Opaco garantiria Seu Sustento. Afinal, Como elemento Proprio assinalou, "Localidade: Não CONSTA Opaco alguem JÁ vivesse, Nesta Abençoada terra, do Produto de Obras Literárias''.
De Na Obra de Alencar ha Quatro TIPOS de romances: indianista, urbano, regionalista e histórico. Evidentemente, ESSA Classificacao E Muito esquemática, POIs CADA UM de SEUs romances apresenta muitos Aspectos Que merecem serviços analisados: é fundamental POR Exemplo, o PERFIL Psicológico de Personagens Como O Herói de O gaúcho, OU AINDA fazer Personagem central de O sertanejo. Por ISSO, um Classificacao Acima PRENDE-SE AO MAIS Aspecto importante (mas Localidade: Não Único) de Cada UM DOS romances.
Buscando Tratamento parágrafo um SUA Doença túmulo, EM 1876 Alencar vende Tudo o Que temperatura e com Georgina e OS SEUS Filhos Viaja par uma Europa. No dia 12 De Dezembro de 1877, no Rio de Janeiro, morre José de Alencar vitima da tuberculose.



GUIMARÃES ROSA
Cadeira XXXII
João Guimarães Rosa nasceu los Cordisburgo (MG) a 27 de junho de 1908 e pia batismal Teve Como UMA PEÇA Talhada singular los milenar pedra calcária - UMA estalagmite arrancada à Gruta do Maquiné. Era O Primeiro dos Seis Filhos de D. Francisca (Chiquitinha) Guimarães Rosa e de Florduardo Pinto Rosa, Mais conhecido POR "Seu Fulô" - comerciante, juiz-de-paz, caçador de Onças e contador de estórias.
Aos 7 anos incompletos, Joãozito começou a Estudar frances, POR Conta Própria. Em março de 1917, chegava a Cordisburgo, Como coadjutor, Frei Canísio Zoetmulder, frade franciscano Holandês, com o quali O Menino fez amizade Imediata. Em Companhia do frade, iniciou-se há Holandês e DEU AOS ESTUDOS prosseguimento de frances, Opaco iniciara Sozinho.
Aos 9 anos incompletos, FOI morar com OS Avós los Belo Horizonte, Onde terminou o Curso primário nenhum Grupo Escolar Afonso Pena; Ate entao fóruns Aluno da Escola Mestre Candinho, EM Cordisburgo. Iniciou o Curso Secundário não Colégio Santo Antônio, EM São João Del Rei, Onde permaneceu POR Pouco tempo, regime de internato los, Visto Localidade: Não ter conseguido adaptar-se - Localidade: Não suportava a comida, retornando a Belo Horizonte matriculou-se no Colégio Arnaldo, de padres Alemães e, logotipo from, parágrafo Localidade: Não Perder uma OPORTUNIDADE, tendão se Dedicado AO Estudo da Língua de Goethe, uma quali Aprendeu los Pouco ritmo.
Em 1925, matricula-se na Faculdade de Medicina da UMG *, com apenas 16 años. Em 1929, AINDA Como Estudante, João Guimarães Rosa estreou NAS letras. Escreveu Quatro contos: Caçador de camurças, Chronos Kai Anagke (titulo Grego, significando Tempo e Destino), O Mistério de Highmore Municipal e MAKINE parágrafo hum concurso promovido Pela revista O Cruzeiro. Visava Mais OS Prêmios (cem mil réis o conto) que Opaco propriamente uma experiencia Literária; de Todos os contos FORAM Premiados e publicados com ilustrações los 1929-1930. Mais Tarde, Guimarães Rosa confessaria Opaco nessa Época escrevia friamente, sem juros Paixão, Preso um moldes alheios - era Como se garimpasse los errada lavra. SEJA Como para, ESSA Primeira Experiência Literária de Guimarães Rosa Localidade: Não poderia dar Idéia uma, AINDA Opaco Pálida, de SUA Produção futura, confirmando SUAS Próprias Palavras los hum dos prefácios de Tutaméia.

(NOGUEIRA JR, Arnaldo, www.releituras.com / guimarosa )


RUI BARBOSA
Cadeira XXXIII
Rui Barbosa de Oliveira FOI, SEM Dúvida, um dos Mais Importantes Personagens da História do Brasil. Era Rui Dotado Localidade: Não apenas de Inteligência privilegiada, mas also de grande capacity de Trabalho. Essas Duas Características permitiram-LHE deixar Marcas Profundas los varias áreas de Atividade Profissional n º s campos do Direito - SEJA Como advogado, SEJA Como jurista - fazer Jornalismo, da diplomacia e da politica.
FOI Deputado, Senador, Ministro e Candidato à Presidência da República DUAS EM ocasiões, Memoráveis ​​Campanhas tendão Realizado. Seu Comportamento de sempre revelou Sólidos Principios ETICOS e grande Independência político.
Participou de Todas como Grandes questões de SUA Época, empreendedorismo como cais Quais d'Orsay a Campanha Abolicionista, A Defesa da Federação, a Própria ea Fundação da Re ¬ pública Campanha Civilista.
MESMO Admirando a francesa Cultura, Como de Todos os intelectuais de SUA Época, Rui conhecia also um Fundo o Pensamento Político constitucional anglo-americano, Que, Por Intermédio Seu, do tanto influenciou A Nossa Primeira Constituição Republicana. Era hum liberal, e de Liberdade de Informação de sempre hum defensor incansável de Todas como liberdades.
Orador imbatível e estudioso da Língua Portuguesa, FOI nomeado presidente da Academia Brasileira de Letras los substituição AO grande Machado de Assis.
Suá Produção intelectual E vastíssima. Basta um DiZer Que da Fundação JA publicou MAIS de 140 Tornos de SUAS Obras Completas e AINDA TEM Edições Novas materiais para.
Rui representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferencia Inter ¬ nacional da Paz, EM Haia e, JA nenhuma Vida finais de SUA, FOI nomeado Juiz da Corte Internacional de Haia, um carga de Enorme Prestígio.
Em suma, Rui FOI hum Cidadão exemplar e, AINDA Hoje, o SUA Memória E Fonte de Inspiração parágrafo hum grande number of brasileiros.

(Por Mário Brockmann Machado, Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa)


VIVALDO BERNARDES DE ALMEIDA
Cadeira XXXIV
Vivaldo Bernardes de Almeida nasceu los Uberaba - MG, EM 1923 Nenhum ANO DE 1945 ingressou no Exército confere Brasileiro, um SERVIU Opaco los Juiz de Fora -. MG ATÉ 1948, QUANDO se transferiu par o Rio de Janeiro. Residiu Nesta Cidade POR 10 años. Deslocando-se de para um capital de São Paulo, La residiu POR 11 años. Regressou à SUA Cidade natal, JA Como Oficial do Exército, e graduou-se los Letras-Português/Latim, Pela Faculdade de Ciências e Letras de São Tomás de Aquino. Posteriormente fez Especialização em Análise sintática, na Universidade de Uberaba - MG.
Lecionou, Durante Vinte Anos, EM Diversos estabelecimentos de ensino, EM Uberaba, pertencendo AO Quadro de Professores da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Sendo aposentado.
AINDA N º s Bancos da Faculdade, interessou-se Pela arte poética, publicando o opúsculo era Antigamente ASSIM, COM sonetos, versos livres e trovas. Hoje, um Romantico poeta Contemporâneo, predominantes com Caracteristicas do Romantismo e fazer Parnasianismo, dedica-se inteiramente AO soneto, Único Objeto do Livro Coroas Poéticas (publicado em março de 2005) e de grande Parte do Livro Versos Diversos (2006). Vivaldo Bernardes E, also, autor dos Livros Teresinha los Versos (2009), Andréa los Versos (2010) e Flores e Pedras (2010), e de Textos publicados na antologia 2 º Momento Literário de Planaltina: Uma Viagem onírica (APL, 2009) .
Paradoxalmente, Os homens Que o vitimaram los de 1999 (meningite, leucemia, viuvez e Depressão) also o incentivaram a dedicar SEUS Textos à dor, à Mulher, como flores, A Vida é à morte.
Atualmente Vivaldo residem los Planaltina-DF.


(ALMEIDA, Vivaldo Bernardes de, Coroas Poéticas, Planaltina, 2005)


Pe. ANTONIO MARCIGÁGLIA
Cadeira XXXV

Érico Veríssimo
Cadeira XXXVI
Erico Lopes Veríssimo nasceu los Cruz Alta (RS) no dia 17 De Dezembro de 1905, Filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e Abegahy Lopes Veríssimo. Em 1909, COM Menos de 4 anos, vitima de meningite, agravada POR UMA broncopneumonia, Quase VEM a falecer. Salva-se Graças à Interferência fazer Dr. Olinto de Oliveira, renomado pediatra, Que Veio de Porto Alegre especialmente parágrafo Cuidar de Seu Problema.
Inicia Estudos SEUS los 1912, freqüentando, simultaneamente, o Colégio Elementar Venâncio Aires, daquela Cidade, ea Aula Mista Particular, da professora Margarida Pardelhas. NAS Horas Vagas Vai o cinema biógrafo Ideal UO ve passar o ritmo na Farmácia Brasileira, de Seu pai. Aos 13 Anos, o Le Autores Nacionais - Coelho Neto, Aluísio Azevedo, Joaquim Manoel de Macedo, Afrânio Peixoto e Afonso Arinos. Com ritmo livre, tendão los vista o recesso escolar devido à gripe Espanhola, dedica-se, also, EAo dos Autores Estrangeiros, lendo Walter Scott, Tolstoi, Eça de Queirós, Émile Zola e Dostoievski.
Em 1920, Estudar Vai, regime de internato los, não Colégio Cruzeiro do Sul, de Orientação protestante, localizado no bairro de Teresópolis, EM Porto Alegre. Tem bom desempenho NAS Aulas de Literatura, Inglês, Francês e não Estudo da biblia.
Inicia, EM 1947, um escrever "O Tempo eo Vento". Previsto parágrafo ter hum volume de forma, com Approximate 800 Páginas, e serviços Escrito los Tres Anos, acabou ultrapassando a 2.200 Páginas, soluçar uma forma de trilogia, Consumindo quinze Anos de Trabalho. Traduz "Mas Localidade: Não se mata cavalo", de Horace McCoy. Faz uma Primeira Adaptação parágrafo o cinema de UMA obra de SUA autoria: "Mirad los Lírios do Campo", Produção argentina Dirigida POR Ernesto Arancibia that tinha los Seu elenco Mauricio Jouvet e Jose Olarra.
Ganha o Prêmio Jabuti - Categoria "Romance", da Câmara Brasileira de Livros, EM 1965, com o Livro "O senhor Embaixador". Em 1968, a E agraciado com o Prêmio "Intelectual do Ano" (Troféu Juca Pato "), EM concurso promovido Pela" Folha de São Paulo "e Pela" União Brasileira de Escritores ".
O Escritor falece subitamente nenhum dia 28 de novembro de 1975, a Inacabada Deixando a Segunda Parte do volume de Segundo Memorias de SUAS, ALÉM de Esboços de hum Romance Opaco se chamaria "A Hora do Sétimo Anjo".

(NOGUEIRA JR, Arnaldo, www.releituras.com / everissimo)


HELY LOPES MEIRELLES
Cadeira XXXVII
Hely Lopes Meirelles nasceu los Ribeirão Preto, nenhum dia 05 de setembro de 1917. Faleceu los SUA Cidade Natal Nenhuma ANO DE 1990.
Graduado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, E largamente reconhecido Como hum dos principais doutrinadores fazer Direito Administrativo e fazer Direito brasileiro Municipal, Sendo autor de Obras consideradas seminais nessas áreas.
Em 1943, ingressou na magistratura elementos, ocupando o posto de juiz los varias Cidades do interior. Tambem exerceu Diversas posições nenhum Poder Executivo, Como secretario da Justiça e secretario da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
FOI juiz da Comarca de São Carlos e professor universitário los 1955 na Escola de Engenharia de São Carlos (USP) Professor Como No Curso de "Administração municipal" Onde, baseado NAS SUAS Aulas, escreveu O Livro Legislação de para Engenheiros, Arquitetos e urbanistas (Coletânea de Leis Anotada), Edição fazer departamento de Publicações da Escola de Engenharia de São Carlos los 1960 EO Livro Direito de Construir editado los 1961.
Defendeu tese A Competência Estatal de para o Planejamento Urbanístico los São Carlos, São Paulo los de 1960, e aprovada Pelo I Congresso Brasileiro de Urbanismo, não Realizado Recife, EM 1961.
Em 1967, JA aposentado, elaborou anteprojeto de lei hum Orgânica do Município de São Paulo. A Estrutura do Projeto de Liberdade de Informação adotada Pelo Município, e SERVIU do Pará base de municípios Diversos To Us Link EM TODO O Pais.
Recebeu Diversas homenagens póstumas, Tanto EM QUANTO Vida. Dentro da área da Justiça, Liberdade de Informação considerado hum DOS "Brasileiros do Século" em Edição especial da revista Istoé.
Outra festejada Obra do jurista E o Livro Mandado de Segurança, COM MAIS de 30 Edições publicadas, não quali ABORDA OUTROS temas de Direito processual constitucional, Cujas versões Mais récentes TEM Sido atualizadas Pelo professor Arnold Wald professora e Pelo Gilmar Ferreira Mendes.
ASSIM, como sucessivas Edições de Todos os SEUS Livros TEM Sido republicadas Graças a hum Trabalho Conjunto de los SUA Filha Vera Meirelles e dos atualizadores da Malheiros Editores



Eurides BRITO
Cadeira XXXVIII
Eurides Brito da Silva nasceu los Capanema, Estado do Pará, Filha Caçula de retirantes nordestinos. De humilde Origem, venceu pela Educação, tendão Sido professora from OS 14 Anos de idade, when começou SUA Luta parágrafo educar como children brasileiras.
Capacity e determinação parágrafos enfrentar e Vencer Novos Desafios OS Jamais faltaram a ESSA Educadora respeitada EM TODO O Pais. Suá Carreira Acadêmica Teve hum Percurso Que se iniciou Como professora leiga, DEPOIS normalista, Mais Tarde Licenciada los Geografia e História Pela Universidade Federal do Pará, Doutora e Livre Docente Pela Universidade Federal do Paraná, Pós-doutorada los Administração de Sistemas Educacionais na Universidade da Califórnia, los Los Angeles (UCLA).
Seu Currículo Profissional, ALÉM de SUA Missão de ensinar, como Contém seguintes atuações: Durante Dois Mandatos, vice-presidente do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada; Diretora do Departamento de Ensino Médio e Superior da Secretaria de Educação do Pará; Dirigente de Importantes Órgãos do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Vezes POR Quatro;
FOI, POR Dois Mandatos consecutivos, Conselheira fazer Conselho Federal de Educação; Exerceu Mandato de Deputada Federal Pelo Distrito Federal e e Deputada distrital los Seu Segundo Mandato.
Na área da Cultura, terminou a Construção do Teatro Nacional claudo Santoro e Seu Anexo; CRIOU o Arquivo Público EO Museu de Artes de Brasília. CRIOU also o Quadro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Instituiu o Projeto Plateia, parágrafo LeVar Espetáculos Culturais como Escolas Públicas fazer DF e trazer sistema operacional Estudantes AO teatro. Recentemente, liderou a Criação de UMA ONG Que Mantem a Orquestra Sinfônica da Regional de Ensino de Ceilândia.
Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, não trabalhou Apoio à Criação do Fundo Constitucional do Distrito Federal, visando assegurar um parágrafo Recursos Segurança, Saúde e Educação.



Cora Coralina
Cadeira XXXIX
Cora Coralina nasceu los 20 de agosto de 1889, na Cidade de Goiás Velho (GO), na Casa Que pertencia à SUA Família HÁ cerca de hum Século e Opaco se tornaria o museu that Hoje Reconta SUA História. Filha do Desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e Jacinta Luiza do Couto Brandão, Cora, UO Ana Lins dos Guimarães Peixoto (Seu Nome de Batismo), cursou apenas como Primeiras letras com mestra Silvina e JÁ AOS 14 Anos escreveu SEUS Primeiros contos e poemas. Tragédia na Roça was Seu Primeiro conto publicado.
Em 1934 casou-se com o Advogado Cantídio Tolentino Bretas e was morar los Jabuticabal, interior de São Paulo, Onde nasceram e FORAM criados SEUS SEIS Filhos. Só Voltou a Viver los Goiás los 1956, Mais de Vinte Anos DEPOIS de Ficar Viúva e produzindo JÁ SUA obra definitiva. O reencontro de Cora com a Cidade e como Histórias de SUA Formação alavancou Seu Espírito Criativo.
Seu Primeiro Livro, Poemas dos Becos de Goiás e OUTRAS Histórias Mais, FOI publicado em 1965, e levou Cora, AOS 75 Anos, Finalmente um Ser Reconhecida Como um grande porta-Voz de UMA Realidade interiorano JÁ afetada Pelo Avanço da Modernidade, chegando a receber 06 Prêmios de poesia não, eu Encontro das Mulheres na Arte. Recebeu, AINDA, o TROFÉU Juca Pato EO Título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás. O poeta Carlos Drummond de Andrade, surpreendido com a obra de Cora, escreveu-LHE los 1979. "(...) Admiro e amo Você. Como um alguem Que vive los Estado de Graça com uma poesia Seu Livro E hum encanto, Seu lirismo do tem um DAS Força ea delicadeza Coisas Naturais (...) ".
Cora Coralina tornou-se hum Símbolo da escritora Opaco Defende SUA terra e SUA gente, ALÉM de Ser hum Ícone Feminino na História de Goiás. Faleceu los Goiânia, a. Logo apos morte de 10 de abril de 1985 SUA, SEUS Amigos e Parentes Uniram-se parágrafo CRIAR uma Casa de Coralina, Que Mantem hum museu com Objetos da escritora.


OSWALDO CRUZ
Cadeira XL
 Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu nenhum dia 5 de agosto de 1872, EM São Luiz do Paraitinga , Pequeno Povoado No Interior do Estado de São Paulo. FOI O Primeiro dos Seis Filhos do Médico Bento Gonçalves Cruz e de Amélia Taborda Bulhões Cruz. Em São Luiz do Paraitinga, Mais precisamente na Chácara do Dizimeiro, Passou OS Primeiros Anos de SUA Vida.
Em 1877, anos when tinha cinco, o pai resolveu se mudar-se de para o Rio de Janeiro. Embora JÁ lesse satisfatoriamente, Tendo aprendido como Primeiras letras com a mae, FOI nessa Só Ocasião Opaco Oswaldo Sentou-se, Pela Primeira Vez, num banco escolar. Cursou o primário no Colégio Laure. Mais Tarde, transferiu-se par o Colégio São Pedro de Alcântara e, DEPOIS, parágrafo o Externato Pedro II, Onde se preparou parágrafo Prestar OS Exames indispensáveis ​​à matrícula nas Escolas Superiores.
Em 1886, EAo Anos Quatorze - idade los Opaco a maioria dos Estudantes iniciava o Curso Secundário -, Oswaldo Cruz prestou, com Sucesso, Os Exames de para o ingresso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Oswaldo Cruz recebeu varias homenagens e Premios, no Brasil e no exterior, EM SUAS reconhecimento como contribuições de para o Desenvolvimento do País e da Ciência Médica, em Geral. Para Ele, os tais homenagens dirigidas Eram, na Verdade, uma de Todos os companheiros de Manguinhos.
Em 1913, Veio a Confirmação fazer Seu Nome de para a Academia Brasileira de Letras . No seguinte Ano, recebeu homenagens los por e Montevidéu los Buenos Aires: a francesa cruz da Legião de Honra ea Homenagem da Sociedade de Medicina e Cirurgia .
Aos Trinta e Cinco Anos, apos ter Sido detectada uma Presença de albumina los SUA Urina, recebera hum Diagnóstico de nefrite, Problema Que conhecia Bem, POIs Seu pai havia sofrido não MESMO mal ate morrer, EAo 48 Anos. Suá Saúde se deteriorava a Olhos VISTOS e na Noite de 11 de fevereiro de 1917, AOS 44 Anos, Oswaldo Cruz faleceu em Petrópolis-RJ.

 (Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz, www.google.com.br)